domingo, 13 de março de 2016

A diferença entre Arquitetura e Vestuário

   É extremamente notável a busca do animal pela proteção de excessos e incômodos provocamos pelo meio em que vive. O calor, o frio, o vento, a chuva, a luz, entre outros. Primeiramente, vem a mente que uma roupa pode fazer o papel de protetor dessas intempéries. Não há como discordar, já que, com a chegada de uma frente fria, por exemplo, um agasalho é sempre a primeira opção natural da maioria das pessoas. Cada vestimenta é desenhada, modelada ou, até mesmo, arquitetada para finalidades específicas, tanto funcionais quanto estéticas.
   O vestuário faz um papel importante na proteção do homem dos excessos ambientais. Porém, existe uma criação mais protetora que uma peça de roupa: uma casa. Comparar essas duas criações e procurar diferenças entre ela não é uma tarefa fácil. Pode ser que nem existam. Mas é inevitável admitir que ambas tem o papel de proteção ao ser humano, além, é claro, da produção estética que, usualmente, elas disponibilizam a todos nós. Uma roupa pode limitar o movimento em caso de várias peças vestidas juntas a fim de proteger do frio, mas uma casa mal feita também pode não ser acessível ao movimento. 
   Pontos de vistas podem gerar opiniões diversas, mas é provável que essas duas obras, a arquitetura e a vestimenta, podem não possuir diferenças. O diferencial está na complexidade de cada uma. A arquitetura é obviamente mais complexa que o vestuário, porém, equivalentemente, eles são construídos pelo homem a fim de atender as específicas necessidades humanas. O grande diferencial seria arquitetar com excelência sua roupa e sua edificação.

Sávio Lombardi Rosa
Belo Horizonte - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário